sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Muda que quando a gente muda o mundo muda com a gente!

Vivemos num mundo em constante mutação, novos desafios estão sempre a aparecer o que faz com que o ser humano tenha de ser altamente adaptável às novas realidades.
Desde o momento que somos concebidos que a nossa vida está em mudança, deixamos de ser um óvulo e um espermatozóide separados para passarmos a ser um feto. Deixamos de ser um feto para sermos um bebé, passamos de bebé a crianças, o nosso corpo cresce e passamos a ser adolescentes, depois passamos a jovens e assim por diante. Durante esse tempo tudo muda, a nossa maneira de pensar, a nossa maneira de agir, o nosso corpo, o mundo à nossa volta.

Se somos jovens com ideias de esquerda (cruz credo) com o evoluir da nossa vida as nossas ideias vão-se tornando mais de direita. Se temos ideias de direita acontece o contrário.

Eu quando era jovem queria ser militar ou trabalhar na IBM, aos 19 anos ofereci-me como voluntário para o exercito português. A minha mãe odiou a ideia e naquele comportamento próprio das pessoas de esquerda, que só admitem que as pessoas pensem como eles, foi falar com os amigos dela que eram médicos para me impedirem, conclusão: quando fui à inspecção militar tive de ir a uma junta médica onde me diziam que eu não podia ir para a tropa porque tinha umas manchas nas costas. Eu teimei com eles que não tinha manchas nenhumas e consegui o que queria.
Terminei o serviço militar, tirei o curso de ciências dos computadores e passado 3 anos estava a trabalhar na IBM. Foi uma das piores decepções da minha vida, odiei trabalhar na IBM em Portugal.

A vida foi correndo, eu continuei a trabalhar e um dia surgiu a oportunidade de ir fazer uma auditoria às centrais de geração de energia da EDP, lá fui eu feliz da vida e apaixonei-me por essa área. Estudei, tirei certificações, continuei a estudar e a fazer projectos nesta área e agora estou no Brasil dar palestras sobre como gerar energia de uma forma mais eficiente.

Desde um jovem estudante na cidade do Porto passei a um militar no campo de Santa Margarida, fui universitário em Inglaterra, passei a trabalhador na capital de Marrocos do Norte (Lisboa) mudei para o homem dos 7 instrumentos no Brasil.

Tudo muda!!!

Lembram-se da Kodak? Aquela empresa que fazia os rolos para as máquinas fotográficas? Com a evolução da tecnologia digital o negócio principal deles sofreu muito. Ninguem hoje em dia compra rolos fotográficos. Se fosse uma empresa portuguesa, eles diziam que a culpa era da crise, despediam os trabalhadores todos e abriam falência (o dono continuaria montado no seu ferrari)! Mas para felicidade dos seus trabalhadores, os donos da Kodak são pessoas com imaginação e aproveitaram a oportunidade para evoluir o seu negócio. Eles tinham uma série de fabricas e de máquinas, eram donos de parques industriais bastante grandes. Aproveitaram os seus parques industriais e as suas máquinas e mudaram completamente o negócio, eles agora geram energia eléctrica, nos seus parques industriais abrigam outras empresas e são completamente autónomos em termos de energia eléctrica. Para se tornarem mais eficientes utilizam um sistema baseado na mesma tecnologia que eu utilizo. No primeiro ano depois da mudança, eles tiveram um lucro de 20 milhões de euros (toda a gente pensou que tivesse sido um erro nas contas deles), este ano eles reportaram que tiveram um lucro de 26 milhões de euros. Ou seja, de uma empresa que estava à beira da morte passaram para uma empresa altamente lucrativa e que esta em crescimento acentuado.

Não devemos ter medo de mudar!!!

Eu tenho visto tanta coisa nesse meu caminho
Nessa nossa trilha, que eu não ando sozinho
Tenho visto tanta coisa, tanta cena
Mais impactante do que qualquer filme de cinema

Se milhares de filmes não traduzem, nem reproduzem
A amplitude do que eu tenho visto
E é por isso que eu não fico satisfeito
Em sentir o que eu sinto
Se o que eu sinto fica só no meu peito
Por mais que eu seja egoísta
Aprendi a dividir as emoções e os seus efeitos
Sei que o mundo é um novelo com uma só corrente
Posso vê-lo com os seus belos elos transparentes
Mudam cores e valores, mas está tudo junto
Já que a vida é feita, de pequenos nadas

Tás a ver a linha do horizonte
A levitar, a evitar que o céu se desmonte
Foi seguindo essa linha que notei
Que o mar
Na verdade é uma ponte
Atravessei e fui a outros litorais
E no começo eu reparei nas diferenças
Mas com o tempo eu percebi
E cada vez percebo mais
Como as vidas são iguais

Muito mais do que se pensa

Mudam as caras
Mas todas podem ter as mesmas expressões
Mudam as línguas
Mas todas têm suas palavras carinhosas e os seus calões
As orações e os deuses também variam
Mas o alívio que eles trazem vêm do mesmo lugar
Mudam os olhos e tudo o que eles olham
Mas quando molham, todos olham com o mesmo olhar
Seja onde for, uma lágrima de dor, tem apenas um sabor
E uma única aparência
A palavra saudade só existe em português
Mas nunca falta um nome se o assunto é a ausência

Solidão apavora, mas a nova amizade encoraja
E é por isso que a gente viaja
Procurando o reencontro, uma descoberta
Que compense a nossa mais recente despedida
Nosso peito muitas vezes aperta, a nossa rota é incerta
Mas o que não é incerto na vida?

Já que a vida é feita, de pequenos nadas

A vida é feita de pequenos nadas
Que a gente saboreia, mas não dá valor
Um pensamento, uma palavra, uma risada
Uma noite enluarada ou um sol a se pôr
Um bom dia, um boa tarde, um por favor
Simpatia, é paz e amor
Uma luz acendendo, uma barriga crescendo
Uma criança nascendo, obrigado senhor
Seja lá quem for o senhor, seja lá quem for a senhora


Sem comentários:

Enviar um comentário