segunda-feira, 12 de outubro de 2009

E ao 3º mês chegou a praia - Finalmente

Finalmente consegui ir à praia no estado de São Paulo!!



Já tinha disbundado a praia na Bahia, em Sergipe, no Rio de Janeiro, mas no estado de São Paulo nunca!
A praia fica a menos de 1h aqui de São José, mas ou estava doente, ou estava a trabalhar, ou chovia, nunca se tinha proporcionado para irmos até lá.
Hoje ganhamos coragem e fomos os 4 até Caraguatatuba!! Vestimos os fatos de banho, agarramos nas toalhas e la nos fizemos à estrada.

Estrada aqui no Brasil é sinónimo de aventura, vários desafios são colocados ao condutor! O 1º é onde abastecer gasolina ou álcool! Os postos de gasolina aqui têm uma grande variedade de preços entre si, um vende gasolina a 2,55 um outro 100m à frente vende a 2,75. Pela lógica toda a gente devia abastecer no mais barato, certo? Errado!!! Os donos dos postos de gasolina que têm mais imaginação adicionam querosene e outros químicos ao combustível para poderem ganhar mais dinheiro. Ou seja um gajo poupa na gasolina e gasta no mecânico. O conselho que me deram foi para procurar os postos que têm o selo "De olho no combustível" que é como um certificado de qualidade.
Passado o desafio gasolina passamos ao desafio "O estado da estrada", as estradas e auto-estradas aqui no Brasil normalmente apresentam uma grande oferta de buracos ao condutor. Uma pessoa pode escolher se quer quebrar o eixo da direcção, a mola, a calota. É uma emoção!
A estrada para o litoral não é muito má, não me posso queixar dos buracos, deu até para eu puxar o carro até a uns magníficos 120km/h.
O maior desafio é sem dúvida os condutores brasileiros (não que sejam melhores ou piores do que os portugueses, todos são latinos), primeiro aqui fico com a sensação que estou a conduzir em Inglaterra. Quase todos conduzem pela faixa esquerda (isto deve-se que a faixa da direita normalmente é a mais esburacada), as ultrapassagens pela direita são as mais comuns, um gajo até se sente mal a ultrapassar pela esquerda. Como os gajos são malucos a conduzir fazem ultrapassagens malucas onde muitas vezes têm de se mandar para cima do carro que estão a ultrapassar e o coitado que ia a conduzir na sua faixa, sossegado da vida e de repente leva com um carro em cima, não pode reclamar muito, senão sujeita-se a levar um tiro!
Se uma pessoa tem um azar de ter um acidente, o desafio eleva-se! Aqui os seguros automóveis NÃO SÃO OBRIGATÓRIOS!!! Ou seja um gajo tem um acidente, sem culpa nenhuma e ainda paga o estrago porque o desgraçado que bateu com o carro não fez o seguro.

Lá chegamos à praia sãos e salvos, eu, o Mateus e o Filipe fomos logo a correr para o mar! A agua tem uma temperatura muito agradável, não é aquela sopa da Bahia, mas também não é o gelo de Portugal.
Existem uma serie de barzinhos na praia com petiscos, música e muita cerveja! Num dos bares estavam estas 2 senhoras que deram um show a dançar!



Esta semana tive de ir a São Paulo de carro, normalmente vou de ónibus é uma viagem relaxada onde entro na camioneta, desmaio e acordo no terminal rodoviário do Tiete. Mas esta semana estava cá a minha chefe e por isso tive que alugar um carro para a transportar. Quarta às 7h da manhã fizemos-nos à estrada, tínhamos uma reunião às 11h, eu fiz as contas a 2h de viagem e por isso sair às 7h dava uma boa folga para ir nas calmas. Apanhamos a Dutra, fomos a conversar e a preparar o discurso para a reunião, tudo corria bem quando a cerca de 40km de São Paulo vi um painel a dizer: "acidente a 18km à frente via expressa fechada, utilize a via marginal!" Isto não significa coisa boa! Lá abrandei a velocidade, cheguei à fila de transito parado, passado 1/2h passei pela entrada da via expressa (que realmente estava fechada), andei 100m e de repente olho para o lado e os carros estavam a circular na via expressa, tinham aberto o transito de novo e nós ali parados na via marginal, não tinha como voltar para trás! Conclusão, cheguei ao local da reunião às 10:46!!! Demorei 3h46m para fazer 100 km!

Para voltar para São José tinha de apanhar a av 9 de Julho e seguir directo até chegar à Dutra. Dito assim parece fácil e rápido.



A foto acima foi tirada por mim para dar uma ideia visual do inferno que é aquela avenida. Os carros parecem estacionados, né? O transito esta parado!! Demorei mais de 1h para fazer a porcaria da avenida. Estão a pensar que tive azar! Tive não, o transito em São Paulo é mesmo assim!

Divirtam-se!!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário