segunda-feira, 26 de outubro de 2009

9 anos de casado


A desvantagem em mudar para uma cidade nova é que nos primeiros tempos não existe ninguém em quem possamos confiar para ficar com os jovens enquanto os pais vão sair para ter um momento de qualidade a dois.
A semana que passou fizemos 9 anos de casados, se tivessemos em Lisboa íamos jantar no Império dos Sentidos ou no Afreudite, aqui em São José tivemos de ir os 4 jantar num restaurante italiano nada romântico.



Continuando a descrição dos pormenores que tornam o Brasil um país único, desde que cheguei que estou a tentar tirar o CPF. Em qualquer país o nº de contribuinte (CPF) é essencial para um ser fazer parte da sociedade, é mais importante que o BI, que o cartão da segurança social, que o cartão de utente. Sem o CPF não se faz nada! Todos os países facilitam aos cidadãos obter o CPF, no Brasil não é diferente, podemos tirar o CPF em postos do correio, no poupa tempo, na receita federal, cidadãos nacionais ou estrangeiros podem tirar o CPF sem problemas, certo? Bem, quase certo!!!! Isso é verdade em todo o lado excepto numa pequena cidade que fica num vale rodeada por montes por todos os lados e que resiste firmemente à entrada de estrangeiros. Essa cidade tem o magnifico nome de São José dos Campos!!!


Já fui aos correios tirar o CPF, de lá mandaram-me para a receita federal, na receita federal o funcionário muito simpático disse-me que como no meu passaporte não vinha o nome da minha mãe tinha de ir à policia federal pedir o SINCRE. Fui à policia federal pedir o SINCRE e esse simples documento demora 6 meses a ser emitido, coisa pouca.
Fui ao site da receita federal na internet, imprimi as páginas que falam sobre o CPF para estrangeiros, juntei o meu BI (onde aparece o nome da minha mãe) e lá fui outra vez à receita federal. Cheguei lá e aparece-me outro sujeito muito simpático que me diz que se esta a cagar para o site da receita federal, ele tem autonomia em relação ao site, o meu BI, segundo ele, pode ser falso e o meu passaporte pode ter sido comprado na rua. Um sujeito simpatiquissimo! La vem outra vez com a conversa final, sem o SINCRE nada feito.

Liguei para o nº nacional da receita federal e contei o que se tinha passado, o cidadão do outro lado da linha diz: "É aí em São José os caras são em enjoados mesmo, vai a Taubaté que la você consegue!"
No Brasil leis e regulamentos valem o que os funcionários públicos quiserem, se não os ajudarmos a nos ajudar ficamos sujeitos ao humor deles. E não reclama, lembrem-se desacato é um crime público, sem hipótese de retratação!

Sem comentários:

Enviar um comentário