quarta-feira, 11 de novembro de 2009

às escuras


Ontem cheguei a casa debaixo da maior chuva, o calor e o barulho da chuva a bater começou a dar-me uma moleza, já não tinha nada para fazer e por isso resolvi tirar um cochilo.
Acordei às 10h com o Filipe a chorar! Aquele meu filho que tem a mania que é mau, que jura que bate em todos, estava a chorar porque tem medo do escuro!
A luz de casa tinha ido abaixo, fui à janela e vi afinal era geral, todos os prédios estavam às escuras. Passado um bocado recebo uma mensagem de um colega meu que mora do outro lado da cidade a dizer que lá também não havia luz.

Desde que cheguei é a 3ª vez que a luz vai abaixo!

O que fazer quando a luz vai abaixo?

Filhos? era bom!! Mas tinha um pormenor, 2 crianças que estavam a dormir na cama dos pais porque tinham medo do escuro.
Dormir? era uma ideia, mas eu tinha acabado de dormir 3h seguidas e por isso estava sem sono nenhum.
Resolvi ler, mas eu sou pitosga e à luz de velas é muito complicado para ler.
Desci e fui falar com o porteiro da noite, ele já tinha uma teoria: Hackers entraram no sistema da bandeirante e mandaram a luz abaixo!

Subi e lembrei-me de ligar o radio! É incrivel, mas com tanta tecnologia tanto coisa para melhorar o nosso conforto, mas na hora da necessidade são as coisas mais antigas que ainda funcionam. Nada como um radio para sabermos o que se passa.

Fiquei surpreendido com a organização aqui no Brasil, não estava à espera: os responsáveis foram logo dar a cara (neste caso a voz) no radio, ministro da energia (que eu conheço pessoalmente), prefeito de São Paulo, Governador, presidente de Itaipu (maior barragem da america do sul e uma das maiores do mundo). A policia saiu dos quarteis e foi para a rua tentar manter a ordem. A CT foi organizar o trânsito. Tudo de uma forma rápida e coordenada! Fiquei muito surpreendido.

Itaipu é uma barragem enormeeeeeeeee!!! Ela sozinha gera mais energia do que a EDP em Portugal, 25 GW/h!!! É essa barragem que abastece de energia 8 estados brasileiros + parte do paraguai!
A energia gerada lá representa 19% da energia que circula pelas linhas de transmissão no Brasil, se alguma coisa de mal ocorre lá o sistema entra em colapso e num efeito cascata todas as outras linhas vão abaixo.
As centrais termoelectricas no Brasil estão normalmente desligadas, tem chovido muito e as barragens estão todas a gerar o máximo de energia. Com o colapso de Itaipu foi necessário arrancar com as termoelectricas, mas o arranque a frio de uma central demora muito tempo até que se consiga fazer o paralelo. Daí a demora para voltarmos a ter energia em nossas casas!



Divirtam-se!!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário