domingo, 13 de setembro de 2009

Semana portuguesa no Brasil

Olá,


Esta semana andei a passear pelo Brasil junto com uma comitiva de empresários portugueses que querem investir no Brasil. Foi uma animação!

Terça-feira:
O dia amanheceu muito triste e cinzento, a vontade de viajar era nula! Lá consegui levantar-me da cama, fazer a mala, vestir o fato e apanhei o onibus em direcção a São Paulo.
Mal o autocarro sai de São José, o São Pedro resolve fazer uma lavagem geral no Ceu, começa a caír o maior pé de água que já vi. Chuveu muitoooooooo!
Quando cheguei na marginal do Tieté, o rio estava completamente cheio, algumas partes da marginal já estavam debaixo de água.

O rio Tieté corta São Paulo e tudo o que é esgoto, lixeira, fossa, vai dar ao rio. Não conseguem imaginar a lixeira que aquele rio estava! Nunca tinha visto um crime tão grande contra a natureza. As organizações terroristas como a Green Peace vem aqui para o Brasil fazer as suas acções de campanha contra a construção de barragens e esquecem que aqui não existe rede da saneamento publica, não existe rede de esgotos, não existe tratamento de lixo. A taxa de mortalidade de crianças até aos 5 anos é 40% devido a doenças derivadas do não tratamento dos resíduos. A Green Peace tem sede na Holanda, país supostamente de 1º mundo e que já resolveu o problema dos resíduos há muito tempo! Eles deslocam-se pelo mundo num barco velho alimentado a petróleo!!! Já viram a ironia? Uma organização supostamente ambientalista é uma das organizações que mais polui!!!! Será tão caro assim comprarem um veleiro? Eu odeio todas as organizações que se dizem ambientalistas, até hoje não conheci uma que realmente tivesse preocupações ambientais. Todas estão de olho nos lobbies e esperam lucrar algum! A diferença entre esses e o Movimento criminal dos Sem Terra (MST) aqui no Brasil é nenhuma, todos são bandidos!

Passado 3h de viagem lá consegui chegar no consulado de Portugal em São Paulo. Aí tive o privilégio de participar numas workshops com algumas das mentes mais brilhantes do Brasil.
Depois à noite os empresarios tugas convidaram-me para ir jantar com eles, mas os restaurantes que eles queriam ir cheiravam-me a coisa muito cara. Quando fui ao hotel para trocar de roupa, desmarquei-me deles e fui jantar no sujinho onde comi uma bisteca enorme, bebi umas 6 cervejas e paguei 25 reais (10 euros). Pelo que soube eles pagaram 170 reais cada um no restaurante onde foram.

Quarta-feira:
Passei o dia numa mostra tecnologica, tive de fazer algumas apresentações, fizemos os primeiros contactos para umas parcerias. Foi uma seca!
À noite veio a melhor parte: Jantar no Cantaloup! Foi um espectaculo!!!
Tive o privilégio de ficar na mesma mesa do administrador da Caixa Geral de Depositos, do Marcelo Zuffo (o maior cranio brasileiro e socio do Nicolas Negroponte), do secretário de estado para o desenvolvimento de São Paulo, do perfeito de São Paulo e mais um professor de economia. Aprendi muito naquele jantar!!!

No final fui para a night com o Afonso e com o Ninja. Quando estavamos a entrar no estacionamento da discoteca à nossa frente estava um Audi Q7, audi aqui no Brasil é coisa rara, muito caro, nós ficamos a pensar que lá dentro devia estar um truta qualquer. Lá de dentro sai o Richardson, jogador de futebol do São Paulo que bate um bolão! Deixamos o carro com o manobrista e entramos.
Na porta da discoteca fomos revistados, mas imaginem o que os seguranças procuravam? Maços de cigarro!!! Não se podía entrar com tabaco! Como o brasil é o país de todos os contrastes, lá dentro fazem fila na porta da casa de banho para ir cheirar coca! Ou seja, cigarro não pode, um pozinho já é liberalizado. Coisa leve!
Lá dentro o Richardson, o tal jogador da bola que é muito conhecido, estava agarrado aos beijos e amassos com outro gajo!!!

Cheguei ao hotel às 6h da manhã e estava toda a gente à porta de banho tomado, mala feita e à minha espera! Tinha-me esquecido que o voo para o rio era às 7h da manhã!

Quinta-feira:
Entrei a correr no quarto, atirei a roupa para dentro da mala, fui a correr para o carro e voei para o aeroporto, fiz o check-in, entrei no avião e adormeci! Não vi nem o avião a levantar voo! Acordei com o piloto a mandar o avião contra o chão quando aterrou no Rio de Janeiro, foi um animal o gajo ao aterrar!

Fomos directo do aeroporto Santos Dumond para o evento Rio Info!
Em São Paulo tudo é muito profissional, tudo organizadinho, se te esqueces de alguma coisa vem alguem e chama-te à atenção. No Rio as coisas são mais relax, o evento estava muito mal organizado! Para ajudar o gajo do AICEP no Rio de Janeiro é um betinho da foz no Porto!! Daqueles menininhos loirinhos todo penteadinho e arrumadinho e que não dá uma para a caixa! Uma besta preconceituosa, nós na critical não temos de usar fato, eu e o Luis Pessoa estavamos de tshirt, eu disse ao betinho do AICEP que lhe queria apresentar o responsavel pela Critical Manufacturing, o otario foi e comprimentou um velho de fato que coincidentemente estava a passar lá ao lado!!! O velho ficou todo à toa, era um visitante do evento, eu e o Pessoa só nos ríamos! O quequezinho ficou todo vermelho, cheio de vergonha e foi embora!

À tarde fui fazer o check in no hotel às 4h, pousei as malas no quarto, olhei para a cama, ela olhou para mim, pintou um clima entre os dois e adormeci!! Acordei eram 8h, ou seja à tarde não meti os pés no evento.
Vesti o fato a correr e fui para uma recepção no palácio do governador do Rio, fui recebido pelo Sergio Cabral, um ladrão sorridente! Bebemos um vinhozinho, umas palavras de circunstância, sorrisos amarelos, foto para os jornalistas, uma grande seca!

Taxista no Rio de Janeiro é tudo filosofo, vale a pena meter conversa com eles e ouvir as suas teorias. Teve um que apanhei que dizia que a criminalidade e violência do Rio de Janeiro é uma benção! Eu fiquei admirado e perguntei o motivo, eis a explicação: "Pô cara, tu ta vendo esse marzão lindo, a areia branquinha, nossas mulheres lindas, esses morros e ilhas maravilhosas, a comida é boa e barata. Se não tivesse violência, todo o mundo iria querer morar no paraíso e isto aqui iria virar um inferno!!!"

Sexta-feira:
Alguem teve a infeliz ideia de me meter a dormir no mesmo quarto que o Luiz Almeida, o gajo quando soube disso perguntou-me se eu roncava. Durante a noite veio a surpresa, quem ressona é o gajo!
Às 8h acordei e fui para o evento! Às 6h da tarde tivemos direito a um coctail de encerramento!
Fui jantar na Lapa com a maior dupla radialista do mundo: Kika Serra (Mariana para os amigos portugas) e Mdc Suingue, vieram junto com eles uns americanos do Harlem que estavam lá a gravar a próxima edição do Caipirinha Appreciation Society.

Adivinhem o que eu jantei? Bolinho de bacalhau de entrada e cabrito assado, comida tipicamente brasileira :)

Ficamos ali pela Lapa a enrolar um pouco e à meia-noite e meia fui para o ensaio da escola de samba "Flor da Mina do Andaraí"! Um espectaculo único!!!!!
Aquela é uma escola que não faz parte do agrupamento especial, as mais conhecidas, ali é uma comunidade desfavorecida, que vivem com cerca de 100 reais por mês, tudo negrinho e eu era o único branco. Fui muito bem tratado por toda a gente!
Quem rouba no Brasil não são os pobres e muito menos os escurinhos!
Um outro conselho para quem vem ao Brasil pela primeira vez: Uma pessoa aqui não vai andar na rua com um relogio reluzente, não vai andar com uma sapatilha nike que custa 200 euros, não vai andar no meio da rua a falar num telemovel topo de gama, porque aí vais estar a agredir o cidadão que ganha menos de 200 reais por mês, vai estar a humilhar aquele cidadão que luta para alimentar a familia! Existem pessoas muito carentes aqui, então da próxima vez que forem comprar o próximo telemovel topo de gama, lembrem-se que tem pessoas que com o dinheiro desse telemovel alimentam a familia durante 6 meses!

Estava lá eu a tentar sambar, vem uma moreninha e fala: "Daqui a pouco tu ta furando o chão", eu olhei para ela que continuou: "Tu dançando parece uma furadeira!", aí pedi para ela me ensinar a sambar. Passado um bocado lá o mestre de cerimonias apresenta a Raínha da Bateria, quem era? A moreninha que me tinha estado a ensinar a sambar! Para completar ela aínda me convidou para no carnaval ficar no camarote dela!
Fui ao bar buscar uma cerveja e o empregado: "Fala gringo, o que tu quer?" Eu respondi: "Não sou gringo não, sou português!" E ele: "Tu é gringooooo"

Na volta para o hotel apanhamos uma blitz da policia militar, um monte de policias com a metralhadora M16 apontada, eu e o taxista tivemos saír do taxi enquanto eles procuravam armas dentro do taxi, uma emoção!

Sabado:
Os portugas tinham marcado com uma guia turistica para um tour pelo Rio, a viagem começava às 8:30 da manhã, cada um pagou 40 euros. Quando acordei às 11h, chego à recepção para fazer o check out e estavam lá os portugas todos a discutir, alguns quase a pegarem-se à porrada.
A maioria do povo tinha ido curtir a noite carioca e por isso só os mais velhos é que às 8:30 estavam prontos para o tour, a maior parte não apareceu. Conclusão, não houve passeio algum e o guia tambem não devolveu o dinheiro.

Eu saí de fininho, apanhei um taxi e fui para o aeroporto!

Divirtam-se!!!!!

1 comentário:

  1. Grande Rato...

    Tás em grande a curtir à brava.... Força aí com os trutas e continua a dar noticias..
    Ab
    TJ

    ResponderEliminar