segunda-feira, 3 de agosto de 2009

dias de trabalho tropicais

Hoje comecei oficialmente a trabalhar na Critical Brasil!

Levantei-me às 9h, tomei um banho e fiz-me à estrada. Desci no elevador e no R/C tinha a dona Vera à minha espera. A dona Vera é a porteira da parte da manhã e é omnipresente, a qualquer lado que vá aqui no prédio é certinho que eu vou encontrar a Vera!!! Se os miúdos resolvem ir pela escada do prédio ela aparece e encaminha-os para o elevador, se eu saio pela porta da garagem ela lá está para me desejar um bom dia de trabalho e dar alguma dica. Não falha!
Assim que consigo escapar do interrogatorio matinal vou para a paragem do autocarro, é aqui pertinho de casa, passado 10/15m lá aparece o busão que àquela hora esta sempre vazio.
Entro no autocarro e tenho de passar pelo obstáculo cobrador, aqui nos ónibus um pouco depois do condutor tem uma barreira com um torniquete e o cobrador onde um gajo tem de pagar. Da primeira vez dei o dinheiro e fiquei à espera do bilhete. O homem ficou a olhar para mim, eu a olhar para ele e nada, lá me apercebi que não tinha direito a bilhete, era só pagar e passar (o homem deve ter pensado que eu era um gringo louco e estava a viajar na maionese).
Como aqui rotina é coisa que é raro acontecer, hoje paguei ao autocarro e recebi o troco em senhas do autocarro, uma inovação.
O caminho para a critical é um tour pelos contrastes que marcam o Brasil, ao lado do condomínio fechado mais luxuoso encontramos sempre o barraco mais miserável com umas 6 ou 7 criancinhas a brincarem descalças no meio da lama. É um trajecto agradável pois a Critical fica ligeiramente fora da cidade e no caminho tem muito verde e 2 lagos.
Chegado ao destino espera-me uma caminhada de 10m a subir (vou ficar um top model) a vista continua deslumbrante. Entro na Univap, comprimento o porteiro (que olha sempre para mim e faz um ar de quem pensa, chegou o perdido) e vou para a sala.
Ao entrar na sala hoje tinha um comité de recepção, uma invasão de formigas tamanho família e posteriormente vim a descobrir que tinham um bónus, elas voavam.
O escritório esta ainda a ser montado, os equipamentos estão a chegar aos poucos e também aos poucos a coisa começa a ter um ar profissional.
Os estagiários que por cá andaram estiveram 6 meses sem internet, ou melhor, havia ligação à internet, só que não funcionava. A semana passada andei todos os dias em cima do fornecedor de internet até que ele resolveu mandar lá um técnico para ver o que se passava. O "técnico" era um miúdo com uns 15/16 anos e não percebia uma palavra do que eu lhe falava. Com muitos gestos lá lhe consegui explicar que devia ser um problema com o switch daquele piso que devia estar mal configurado e expliquei-lhe como se configura um switch (o tempo no outsourcing da edinfor até não foi mal empregue). Primeiro problema resolvido, já temos internet a funcionar com wireless e tudo.
A semana passada recebi uma remessa de equipamento enorme:
  • router wireless
  • switch
  • servidor
  • monitor
  • telefone IP
  • Impressora Lazer
  • 3 estabilizadores de corrente
Na altura da entrega eu estava meio sem tempo para testar o funcionamento dos equipamentos, quando finalmente fui montar os equipamentos era só surpresas:
  • servidor veio sem discos
  • impressora lazer não ligava
  • 2 estabilizadores de corrente não funcionavam
Lá liguei para o fornecedor e hoje foram lá instalar os discos e levar o equipamento que não funcionava. 5m depois de saírem o servidor (agora com os discos) deixou de funcionar.

Na primeira vez que fui ao escritório, quando terminei as coisas que havia para fazer fui para a paragem do autocarro para voltar para casa. Cheguei lá e esperei, esperei.... esperei (lembrei-me que o Filipe já me tinha dito que há ida embora o autocarro demorava a passar) esperei... Passado para aí 1h de eu estar à espera, o segurança da univap lá teve pena de mim e veio-me dizer que há tarde o autocarro não passava ali, tinha de andar um pouco e lá em baixo tinha um outro ponto do ónibus onde passava o autocarro :)
No outro dia cheguei à paragem do autocarro e estava lá sentada uma menina engraçada, resolvi meter conversa com ela e perguntei se era ali que se apanhavam os autocarros para a cidade :)
ela muito simpática disse que sim, que havia o 121 e o 128, um era mais rápido do que o outro (pelos vistos eu andava sempre a apanhar o 121-o lento), depois eu perguntei-lhe o horário e ela falou: tem um às 2h, outro às 2:30, outro às 3h, etc. eu interrompi e disse: há é de meia em meia hora então! ela ficou a olhar para mim e respondeu: ao final de semana até que é assim como tu diz, mas na semana é mais rapidinho!
Conversamos mais um pouco e ela diz que dia 8 vai ter um show da Cláudia Leite ao que eu respondi que não gostava de Axé. Acabou a conversa, ela não falou mais comigo e os minutos até à chegada do autocarro foram gelados!

O autocarro que faz a viagem de volta tem 90% de passageiros mulheres, na sua maioria empregadas de limpeza (pelo que me parece). Na volta hoje só vinha eu e mais um gajo. Eu divirto-me a ouvir as conversas delas, hoje vinham a trocar receitas para emagrecer e lipo-aspirações com descrição detalhada do procedimento cirúrgico. No outro dia vinha um negão a bater um coro a uma delas, dizia: eu vou-te levar num bar que é chique por demais!

Quando chego à paragem aqui ao lado de casa tem sempre uma mulher com um fogãozinho e uma panela e um cheiro delicioso no ar, ela prepara uns amendoins com leite condensado que são um espectáculo, compro um pacotezinho (1 real). Do lado de casa tem um outro homem com um fogãozinho e uma panela que frita uns pasteis de pizza que são de chorar, la vai mais um pastel (2 reais).

À chegada ao prédio o porteiro da tarde abre o portão da rua e a seguir vai a correr para abrir a porta do elevador. O homem tem para aí 1,5m e está sempre a rir-se. Uma figura!

Divirtam-se!!!

4 comentários:

  1. É isso aí meirmão, vai dando aí as voltas nas novas terras. Tamos a curtir as aventuras.
    Ab
    Tiago e Ana + Vitória (quase)

    ResponderEliminar
  2. Rato,

    Tás em grande, até na escrita.... Fazes rir a malta na maneira como contas as tuas "desgraças"..... Curte e q corra bem...
    Tens é de para com os amendoins e os paes de piza senão qlq dia não sobes a rampa...
    Abraços
    TJ

    ResponderEliminar
  3. olá meu portugues querido,
    sei que iras tirar de letra a tua rotina aqui no Brasil, com teu humor meio cinza, porque não é negro,
    Vou aguardar uma oportunidade para ir visitar voces. Jú e as crianças também estão aí ?
    continua escrevendo
    nós te amamos muito. Seja bem vindo ao nosso Brasil, não verás um terra como estapodes crer

    ResponderEliminar
  4. Olá mano!
    Estou a ver que isso aí corre tudo com muita calma.
    Eles não gostam de ter muito trabalho.
    E em casa como vão correndo as coisas?
    Tens que mandar esses amendoins para estas terras de tugas.
    E a escola dos meus sobrinhos como vai indo?
    Tens que mostrar aos brasucas como se trabalha cá em Portugal.

    Beijos grandes

    Ana

    ResponderEliminar