sábado, 15 de agosto de 2009

Aventuras no Rio de Janeiro

Olá,

Esta semana tive de ir em trabalho para o Rio de Janeiro, que chatice!
A aventura começou no domingo, às 4h saí de São José rumo a São Paulo, apanhei o onibus, cheguei na rodoviária do Tiete, apanhei o metro, na estação paraíso mudei de linha e saí na estação brigadeiro, subi à superfície e pumba, estava na civilização, av Paulista!
São Paulo, não é Brasil!
São Paulo não tem nada a ver com nenhuma outra cidade, é uma capital das mais avançadas do mundo, ganha de 20 a 0 de Lisboa.
Na av Paulista uma pessoa respira modernidade, cultura, agito. Cheguei lá era domingo 6 da tarde, a essas horas Lisboa esta deserta, no Porto não se vê ninguem, em São José não se ouve nada. Em São Paulo vivia-se uma agitação única, os museus abertos, muito povo a passear na rua, muita gente nos barzinhos a tomar uma cerveja e a conversar, muita vida!
Fui deixar as minhas coisas e a seguir fui ter com o Afonso, tinha a festinha de aniversario da namorada dele.
Antes de irmos para a festa paramos num buteco para comer algo e a agitação era enorme, fiquei a falar com os empregados sobre futebol e a dar-lhes tanga com o Corinthians.
A festinha era no Tapas Bar (de espanhol não tinha nada), na parte de baixo tocava uma banda Jazz (muito fixe) e na parte de cima tocava Reggae. Fiquei lá em cima a ouvir um reggae old school.
La conheci 4 marias, imaginem a nacionalidade?
É isso aí, eram portuguesas! 1 de Lisboa, 2 do Porto e 1 de Viana do Castelo. As 4 eram lésbicas! Fufonas com pinta de sargento!
Aínda não percebi o que se passa com os tugas que saem de portugal e vão viver para cidades tipo amsterdam, são paulo, etc. a maior parte são bichonas!
Cheguei ao bar devíam ser umas 8/9h da noite e aquilo estava cheio, isto numa noite de domingo!
As raparigas no bar tinham um visual todo anos 60, cabelo tipo marilyn ou com fita no cabelo, saia escocesa e muita tatoagem!
Saí da festa devía ser meia-noite.

Segunda-feira:
Acordei às 5h da manhã para apanhar o vôo das 7h rumo à cidade maravilha. Cheguei às 8h e no aeroporto antes de uma pessoa chegar à parte de levantar as malas, tem uma guerra de mulheres todas a tentar convencer-te para usar o serviço de taxi delas!!
Apanhei o taxi, dei a morada do hotel e lá fomos. O caminho do aeroporto para a cidade é um tour por zona de guerra, ao longo da linha amarela ficam várias favelas que normalmente andam em guerra entre si pelo controlo dos pontos do trafico (as tais bocas de fumo). É impressionante! Enquanto uma pessoa não chega perto do mar, parece que estamos no líbano ou no afeganistão!
Cheguei ao hotel, são e salvo e a primeira surpresa: o hotel ficava no caralho mais velho (desculpem a linguagem), o local era lindo, em cima da praia, com um ilheu à frente, muitas palmeiras, o mar lindo, pessoal a surfar, mas aquilo era longe pra caramba. 1/2 h de taxi da barra da tijuca e 1h da zona sul.
Pousei as coisas, tomei um banho, vesti o fato e fui ter umas reuniões. Para minha sorte, as reuniões nesse dia foram na zona sul, por isso pude rever os locais que tão bem conheço: leblon, ipanema, o manuel e joaquim, flamengo. Estava um dia do caraças, 35º, o sol brilhava, as praias estavam lotadas (será que aquele povo trabalha?) e eu de fato e gravata de reunião em reunião!
Por volta das 5h fui para o hotel onde ía decorrer o energy summit. Chegamos lá para montar o stand e surpresa:
O material para montar o stand, que vinha de Portugal, não tinha chegado! Liguei para a Joanina, pedi para ela entrar no site da fedex para ver onde estava a encomenda e... o material estava em campinas (são paulo). O Luiz ligou para a fedex a saber o que se passava e descubriu que quando mandaram o material de portugal tinha havido um engano e colocado um 0 a mais no valor da encomenda, por isso quando chegou ao Brasil a receita federal tratou aquilo como uma importação e para tirar aquilo da alfandega ía demorar no mínimo 1 mês!!!!
Mas estamos no Brasil e este povo é fantástico! Reparem, íamos participar num evento e alguns dos expositores eram nossos concorrentes. Todos nos ajudaram, um arranjou o contacto de um gajo que alugava umas cadeiras e uma mesa, outro conhecia alguem que tinha uma grafica e por aí vai.
O Luiz ficou a montar o stand e eu e a Ana fomos preparar a apresentação do dia seguinte, mas pormenor, era meia-noite e meia, nós tinhamos acordado às 5h e andado em reuniões o dia todo, estavamos todos rotos, não saía nada de jeito. Para ajudar a ligação à internet era uma merda!

Terça-feira:
Acordei às 6h da manhã, tomei o pequeno almoço e fui ajudar a Ana a fazer a apresentação.
No local do evento haviam alguns stands, todos tinham pelo menos uma top-model a distribuir sorrisos e lembranças pelas pessoas que passavam. Todos excepto uma pequena aldeia portuguesa, resistente, que tinha 2 portugas e 1 brasuca todos barrigudos a distribuir boa disposição e boas ideias!
Às 18h tivemos um coctail, o Luis Pessoa veio ter connosco, eu e ele falamos lá com um dos garçons e convencemo-lo a deixar ficar uma bandeja com chopps ao nosso lado e para de vez enquando passar por lá para renovar o stock de cerveja.
Quando o coctail começou a ficar mais vazio, o garçon veio ter connosco e perguntou pelo Cristiano Ronaldo, azar, eu detesto o CR9, o Pessoa tambem. Aí o garçon para não deixar morrer a conversa, mudou o assunto para o Michael Jackson e esteve a divagar durante 15m sobre o tema, a seguir passou para o assunto Brad Pitt/Angelina Jolie, eu estava cheio de sono, chapado e só me ria e dizia que sim com a cabeça.

Quarta-feira:
Estive o dia todo no energy summit e à noite veio a parte melhor:
Fomos todos jantar na galeria gourmet, um restaurante enormeeeeeeeeeee, na barra da tijuca. Tinha uma area de sushi (fui la 2x), uma área com saladas, uma com churrasco, outra com comida mineira outra com comida internacional. 23 reais por pessoa, coma tudo o que puder (7 euros mais ou menos).
Depois de encher o bucho, eu, Luis Pessoa e o cunhado fomos para a night na barra.

A Barra da Tijuca, embore fique no Rio de Janeiro, não tem nada a ver com o Rio! O ambiente, as casas, as pessoas, tudo é completamente diferente!
A Barra começou por ser um bairro para os novos ricos, bairro planeado, com avenidas enormes, predios enormes, tudo condominios fechados, um monte de seguranças e nada de favelas à vista. Parece uma coisa meio artificial!
Como é um bairro mais "seguro", a população rapidamente passou de novos ricos a ter tambem como residentes os estrangeiros e paulistas que se mudam para o Rio.
Eu prefiro mais a zona sul do Rio, as ruas mais apertadas, os butequins antigos com um chopp fantastico, as pessoas mais simples, é tudo uma coisa mais natural.

Quinta-feira:
Foi o dia que acordei mais tarde (8:30)!
No hotel onde estava a decorrer o evento estava tambem a decorrer um evento de vendedoras da Natura. A Natura é uma linha de produtos de beleza que é vendida por catalogo e por mulheres que vão a casa das pessoas. Aquele era um evento para motivar e ensinar novas tecnicas às vendedoras. Umas 300 mulheres, todas loucas. Eu passei uma vez pela sala onde elas estavam e aquilo era uma loucura, ficava uma no palco a discursar e as outras com apitos aos gritos.
Quando abriam as portas do corral para elas almoçarem aquilo era igual ao momento quando abrem as portas do estabulo às vacas e elas saem loucas dali de dentro, uma loucura! Elas subiam em cima dos sofas, penduravam-se nas estatuas, tiravam fotos com os seguranças.
Nesse mesmo hotel estava tambem a estagiar a equipa de futebol do flamengo. Quando se juntavam os jogadores da bola e as mulheres da natura, o hotel virava o caos, os gajos fugiam a correr delas e elas loucas querendo agarrar.
Eu estava meio ressaca nesse dia e sem vontade nenhuma para encarar aquele espectaculo.

Sexta-feira:
Tive uma reunião de manhã cedo no INPE (Instituto Nacional de Pesquisa Espacial), cheguei lá, falei com a moça da recepção para dizer quem eu era e ela começou a rir-se para mim! Eu sorri mas fiquei sem perceber o motivo porque ela se ria.
Quando entrei no elevador e olhei no espelho, percebi! Tinha uma parte do cabelo azul!!!!!
Meti a mão para ver que raio era aquilo e.... era pasta dos dentes!
Eu devo ter posto pasta dos dentes no pente do cabelo e nem notei. O sono de manhã é lixado!

Agora estou de volta a casa, acho que vou dormir o final de semana todo para curar a ressaca da viagem.

Beijos e divirtam-se!


Sem comentários:

Enviar um comentário