quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Salvador da Bahia

Esta semana, infelizmente, tive de ir a Salvador da Bahia em trabalho! Uma chatice!!!!

O povo bahiano deve ser o povo mais simpático que conheci, são simplesmente 5 estrelas, estão sempre a sorrir, dizem palavras bonitas, tive um taxista que até cantou!

A cidade de Salvador estava exactamente igual ao que estava da ultima vez que eu lá tinha ido, há 7 anos atrás, o povo continua relaxado, as casas com a mesma pintura antiga, um transito tranquilo (comparado com São Paulo).

Fui lá a convite de um dos directores da Petrobrás que é simplesmente a 5ª maior empresa do mundo e deve ser o principal empregador em Salvador, acho que lá as pessoas ou trabalham na Petrobrás ou trabalham para eles. Há uns 2 meses atrás conheci esse tal director e trocamos umas ideias, ele é todo para a frentex nada a ver com a imagem que normalmente se tem dos directores de uma empresa jurássica como a Petrobrás. Ele gostou muito das minhas ideias libertinas de tornar a informação disponível a toda a gente e deixar que sejam os utilizadores a decidirem se ela é útil ou não, fomentar o trabalho em equipa através de uma maior colaboração entre todos e dar visibilidade ao trabalho do Manuel que está lá no finalzinho da cadeia laboral.

Quando cheguei ao edifício dele, lá estava no cimo da escada rijo que nem uma tábua e de braços abertos, cheguei mais perto e ele falou: "meu rei, que bão que você chegou, mas eu não vou poder ficar para lhi acompanhar, vou daqui diretinho para o hospital" - tem uma hérnia discal e estava com muitas dores nas costas, mas ele não se ia embora, mostrou-me o edifício todo, apresentou-me às pessoas, deixou-me na sala e depois voltava e dizia: "sabe o que é que é, é que eu quero muito assistir à sua apresentação".

Correu muito bem a palestra com as pessoas a intervirem, a fazerem perguntas, a darem ideias, no final fui rodeado por pessoas que queriam conversar mais um bocado, saí de lá contente e com muita vontade de lá voltar.

Eu adoro o sotaque baiano, acho lindo o jeito deles falarem, principalmente a maneira como as mulheres falam, pode ser um camafeu mas se fala com aquela voz doce e aquele sotaque tranquilo, fico logo fora de mim.

Tal como me tinha acontecido na 1ª vez que lá fui, o 1º taxista que apanhei ofereceu-se para ser o meu guia enquanto por lá estivesse, estava na promoção e fazia um precinho bacana. O homem mostrou-nos as praias, fomos a Itapuã (a tal praia da canção do Vinicius de Moraes) e fui comer um belo de um Acarajé Quente!!!!! (foi até uma desilusão, ou eu já estou muito insensível à pimenta ou aquele quente estava mais para morno)
A baiana ofereceu-me para provar pâncreas de boi seco no sol, uma especialidade da Bahia!

Foi uma visita muito rápida mas que serviu para dar água na boca!


Divirtam-se!!!



1 comentário:

  1. Grande Rato a brilhar nas Petrobrás.... É isso aí.... Um Bro a brilhar na Petrobras e outro em Freixiel... É o people com sucesso e fico contente...

    TJ

    ResponderEliminar