segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Ribeirão preto

Antes de começar a falar sobre a minha viagem pelo interior do Brasil vou referir o seguinte facto: no Brasil em cada canto tem uma farmácia e em cada farmácia existe uma balança que é grátis e normalmente está próximo da porta, uns dias antes de viajar pesei-me e estava com 69Kg!!

Sexta dia 4 de Dezembro tinha uma reunião em São Paulo às 9h da manhã, levantei-me às 5h da manhã, tomei banho, vesti o fato, fui para a rodoviária e apanhei o ónibus das 6:15. Adivinhem a que horas cheguei à reunião? 10:30!!!!
Não é brincadeira não, demorei 4h30m para fazer 90km, para piorar quando cheguei ao local da reunião o cliente já se tinha ido embora, não houve reunião nenhuma e eu voltei para São José, ou seja não fui a São Paulo fazer nada a não ser gastar dinheiro e perder tempo. Como podem imaginar eu estava muito mal-disposto nesse dia!!! A Joanina levou porrada!



Está a chover há 3 semanas ininterruptamente, nunca vi tanta água na vida, o São Pedro resolveu fazer uma lavagem geral lá no céu e descarregar a água no estado de São Paulo.
Na segunda tinha de partir de viagem para o interior do estado. Combinei com a Ana e o Luiz de nos encontrar-mos às 9h em São Paulo, aluguei um carro no dia anterior e às 7h da manhã fiz-me à estrada, tudo corria bem até chegar aos arredores da cidade que nunca anda, aí começou o para e quase que não anda. Às 10h cheguei ao local combinado!
Fizemos-nos à estrada e depois de Campinas começa um Brasil que era desconhecido para mim, um Brasil de terrenos muito férteis com enormes áreas cultivadas, laranjas, soja, milho e apartir de Limeira: muita muita muita Cana de Açúcar, são hectares e hectares de cana, até perder de visto e como o terreno é plano a vista é muito ampla!

Um dos dias visitei uma fábrica em Sertãozinho, chegamos lá e fomos recebidos pelo Director de informática da fábrica, eu comecei a falar e 3m depois o homem interrompe e pergunta se pode chamar uma outra pessoa para ouvir o que eu estava a dizer. Lá vem o homem, eu começo de novo e os olhos do novo participante começam a brilhar. No final ele diz: "Isso que me está a apresentar é o que eu venho pedindo nos últimos meses e me dizem que não existe no Brasil!!" Logicamente que fiquei contente, combinamos uma nova ida à fábrica no dia 11 de Janeiro para apresentar a proposta e viemos embora.
No caminho toca o telefone, era o director de informática e faz uma pergunta muito simples: "e aí cara, quanto é que é a minha parte nesse negócio?" No inicio eu não percebi e pedi para o gajo ser mais claro: "quanto é que vocês vão-me pagar para eu fazer esse negócio com vocês?". Tentei explicar ao gajo que normalmente as coisas funcionam ao contrario, são os clientes que pagam aos fornecedores e que eu não tinha autorização nem para pagar almoços a clientes.

Na terça-feira acordei e nas noticias só se falavam sobre as inundações em São Paulo, a cidade estava literalmente debaixo de água. Tente imaginar o que é uma cidade com 20 milhões de habitantes debaixo de água e aí ficam com uma ideia do caos!


Desci para tomar o pequeno almoço no hotel e deparei-me com o buffet mais variado, bonito, de dar água na boca que já vi em toda a minha vida e olhem que eu viajo muito e já fiquei hospedado em muitos hoteis. Tinha uma mesa de frios, só com queijos, fiambres, presunto, chouriço, tinha uma mesa só com bolas de carne diferentes, uma outra só com bolos (bolo de laranja, chocolate, fubá, manteiga, etc), uma só com cereais, uma só com pães de diferentes tipos e uma com chás, leite e cafés. Como tinha de esperar por umas pessoas que nos iam levar à fazenda Santa Emilia, eu aproveitei para fazer a festa, enchi o bucho até não poder mais!

A fazenda Santa Emília é também onde fica a Usina Santa Emília que só por acaso é a 2ª maior usina do mundo!!! Uma coisa enormeeeeeeeeeeeeee!!! Para terem uma ideia, aquela usina processa 6 milhões de toneladas de cana de açúcar por ano, produz 100 mil litros de etanol POR DIA, produz 200 mil kilos de açúcar cristal POR DIA e mais outras coisas, gera 35 MW/H de energia e esse foi o motivo que me levou lá, os tipos querem aumentar a sua eficiência e eu fui lá fazer um primeiro levantamento!

Nesse dia fomos almoçar eu (173), a Ana (165), o Luiz (190) e um gajo de Ribeirão que também era muito alto, o rapaz do restaurante disse que uma dose dava mais ou menos para 2 pessoas! Por isso pedimos uma dose de picanha e outra de escondidinho. Só a dose de picanha deu para os 4 e aínda sobrou carne! Era muita comida e estava deliciosa, nunca comi carne assim, era manteiga!






Na quinta tivemos o jantar de natal da Critical Brasil, foi em São Paulo no restaurante Familia Mancini, de entrada aquilo tinha uma mesa de queijos espectacular, com uma variedade enorme, uns pães com azeitona espectaculares, de prato principal pedi um mezza luna que é uma espécie de uns canelones com molho gorgonzola, tudo isto regado com muita cerveja!

Conclusão, ontem quando me fui pesar estava com 74kg e para a semana vou de férias para Brasilia onde a sogra faz questão de me alimentar bem, lá vou eu ficar gordo de novo.

Divirtam-se!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário