domingo, 4 de abril de 2010

Feliz Pascoa


E o mês de Março acabou por passar completamente ao lado do Blog!!!
Foi a ressaca do carnaval, a volta ao trabalho, a procura das rotinas e o despertar para a realidade.
O Brasil é movido a duas velocidades: Antes do Carnaval e depois do Carnaval!!
O antes do carnaval dura de Novembro a Março é uma altura de muito calor, muita inercia, muito do tou fazendo, não se passa nada de realmente importante!
Quando acaba o carnaval a coisa muda de figura, de repente tudo o que estava para acontecer, acontece, arrancam os projectos, as empresas e as pessoas fazem planos e o ritmo acelera (dentro do possível para um povo dos trópicos).

Para mim tem sido dias muito agitados com muita coisa a acontecer, tenho escrito muito, mas para os clientes.

Montar uma equipa de engenharia num país com uma cultura profissional diferente de Portugal (será que é diferente de Portugal ou diferente do que eu estou habituado?) é um desafio muito grande. Este país tem uma legislação laboral de 1940(tempo da ditadura)e, estranhamente, protege muito os trabalhadores, é muito fácil despedir uma pessoa mas também é muito fácil um trabalhador despedido meter o ex-patrão em tribunal por um motivo banal e ganhar a causa. Não se esqueçam que este é o país de todas as contradições!
Uma coisa que é possível aqui é, a empresa onde trabalho está a fazer um projecto num grande cliente, eu por algum motivo chateio-me com a empresa e resolvo saír, mas quero saír com os bolsos cheios, então em vez de meter a minha empresa em tribunal, meto o grande cliente que tem muito mais dinheiro e a indemnização é muito maior. Posso alegar motivos como o stress que o projecto me causou ou o desgaste na minha saúde.
Por causa disso todos os nossos clientes obrigam-nos a entregar uma garantia bancária para proteger riscos trabalhistas, os bancos por sua vez, para passarem essa garantia cobram 8% do valor. Está montado um negócio para dar de mamar aos mesmos de sempre!

No outro dia ia para São Paulo de carro, eu, o Luiz e a Ana, a meio da autoestrada aparece uma operação stop, só nessa altura que reparamos que eu e a Ana estávamos sem cinto no carro, vem o guarda de arma na mão: "boa tarde cidadãos, importam-se de responder a umas perguntas que a moça vai fazer?", chega a moça de tshirt e faz-nos um inquérito ao consumo "qual o combustível que consome, que trajecto faz com mais frequência, de entre os refrigerantes abaixo descritos quais os que consome com mais frequência, etc", nós ficamos a olhar uns para os outros estupefactos, no inicio não sabíamos nem o que responder. No final agradeceu e seguimos viagem, nada de multa por andarmos sem cinto ou em excesso de velocidade!

Passou aqui na tv um anuncio de uma cerveja chamada "devassa" passado uns dias o anuncio foi censurado e não pode passar mais, isso num país onde na tv tem programa que passa às 10h da manhã de domingo e as dançarinas estão de fio dental, às 9h da noite tem um outro programa em que as dançarinas estão só de calcinha e uma tarja preta a tapar os peitos, o apresentador mais conhecido do país trata as mulheres, que vão ao seu programa, como lixo.
Agora vejam o anúncio e tentem perceber o motivo pelo qual foi censurado na tv:



Aqui ao lado de casa tem uma discoteca, no outro dia eu, Helder e a Joana fomos lá, na entrada dizia que era 10 reais os homens e as mulheres não pagavam, chegamos à frente com o dinheiro e a porteira disse que era 20 reais cada um, eu apontei para o cartaz da porta ao que ela respondeu que aquilo era se nós chegássemos antes da meia noite. Tudo bem! Semana passada voltamos lá, desta vez eram 11:30, puxei dos 10 reais e a mulher volta a cobrar 20, la voltei a perguntar qual o motivo desta vez, ela respondeu que 10 reais era para quem chegasse antes da meia noite e tivesse convite! Eu perguntei e se eu tiver convite e chegar depois da meia noite, quanto pago?
Ela respondeu: paga 10 reais! - hummm então os 10 reais é só para quem tiver convite, não importa a hora! - Não senhor, se chegar antes da meia noite e tiver convite paga só 10 reais! - Ok não adianta discutir, ela lá deve ter o seu motivo para nos querer cobrar sempre 20 reais, não sei porque eu acho que tem a ver com o facto de sermos estrangeiros. Nessa noite conheci o dono da disco que me deu um monte de convites VIP, vamos a ver quanto ela vai cobrar na próxima ida!

Divirtam-se!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário